Ano passado muita gente foi multada por ter botijão de gás no caminhão. Depois de muita confusão, a PRF suspendeu as multas, mas é preciso saber que botijão explode, então é necessário tomar cuidado para transportar botijão na caixa cozinha
A LEGISLAÇÃO
Segundo a Nota Técnica Conjunta DTF04/2015, do Departamento de Polícia Rodoviária Federal (DPRF), não devem ser aplicadas multas referentes ao Regulamento de Transporte de Produtos Perigosos (RTPP) caso seja constatado que o botijão (que pode chegar ao peso líquido máximo de 13 kg) é para uso pessoal. A nota baseia-se na resolução 420/2004 da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).
No entanto, o RTPP especifica que o botijão deve ser transportado na parte externa do compartimento de carga e longe de substâncias incompatíveis com o GLP, tais como níquel, carbonila e n-butano, a fim de evitar acidentes.
OS CUIDADOS
Os cuidados, no entanto, não se limitam ao transporte dos cilindros, uma vez que o uso incorreto do equipamento pode causar acidentes tanto para o motorista como para outras pessoas que estejam ao redor do veículo. Confira algumas dicas de uso e armazenamento dos botijões:
1 – Evite transportar e armazenar o botijão de GLP na posição horizontal (deitado), prefira levá-lo em pé;
2 – Nunca deite o botijão de gás durante o uso. Ele deve permanecer na posição vertical (em pé) para evitar o vazamento do GLP;
Veja a reportagem completa em: http://www.penaestrada.com.br/como-transportar-botijao-na-caixa-cozinha/
Fonte: Site Pé na Estrada
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário