Caminhoneiros autônomos dirigem veículos que, em média têm 18 anos de fabricação. São caminhões que nem sempre passam por manutenção preventiva, poluem mais e costumam se envolver em mais acidentes, muitas vezes motivados por falhas nos freios e pneus.
Pesquisa da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) divulgada no final do ano passado revelou que, dos 2,32 milhões de caminhões que circulam no Brasil, 1,07 milhão pertencem a motoristas autônomos. A maior parte (1,25 milhão) está nas mãos de transportadoras, e é mais nova: tem 10,2 anos, em média.
Além de transtornos, como congestionamento motivado por quebras, queda na produtividade do motorista por causa desconforto do caminhão e baixo desempenho do veículo, o que mais preocupa são os elevados índices de acidentes com modelos comerciais mais velhos.
De acordo com dados do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), em 2010 os caminhões se envolveram em metade dos acidentes registrados em estradas federais, apesar de representarem apenas cerca de 5% da frota total circulante.
Enquanto veículos de passeio estiveram envolvidos em cerca de 160 mil acidentes, caminhões envolveram-se em aproximadamente 80 mil colisões, conforme o Dnit.
Para ter acesso a reportagem completa acesse:http://www.caminhoes-e-carretas.com/2016/02/caminhoes-tem-idade-media-elevada.html#more
FONTE: Site Caminhões e Carretas
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